sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Centro de Cultura de Plataforma recebe espetáculo Fome


Por Lázaro Britto

A Cia de Teatro O Cidadão de Papel apresenta o espetáculo Fome de 17 de agosto a 15 de setembro, no Centro de Cultura de Plataforma (Praça São Braz). Inspirado no Teatro do Absurdo, com texto e direção de Leandro Rocha, a peça tem o objetivo de levar cultura para a população de baixa renda, através da reflexão em torno de uma espécie de fome geralmente esquecida pelo poder público.


Em entrevista coletiva concedida aos alunos do 3º semestre matutino de Jornalismo da FIB – Centro Universitário da Bahia, Marcos Oliveira e Marli Souza, integrantes da Cia, relataram suas experiências no campo do teatro e as reflexões que propõem com o novo espetáculo.

Para Marcos, um dos elaboradores do projeto e responsável pelas áreas técnicas de preparação dos atores, iluminação, luz e cenografia, o Brasil tem fome não somente de pão, mas de cultura, informação e conhecimento, uma forme geralmente não saciada pela iniciativa do Estado, o que legitima movimentos dessa natureza.

Para a protagonista Marli Souza, participar de Fome é uma experiência enriquecedora, sobretudo para ela que, oriunda de família pobre, enfrentou diversas barreiras para se manter no teatro. “A primeira dificuldade é a própria família, que não aceita que se faça teatro. A segunda dificuldade é a questão financeira, pois não dá para viver de teatro”, afirma Marli, que mesmo diante das dificuldades, faz teatro desde o início da adolescência.

Com o espetáculo, a Cia de Teatro O Cidadão de Papel pretende derrubar o estereótipo de que comunidades carentes e bairros populares não estão aptos a consumir cultura de qualidade. Para quem quiser conferir, Fome é apresentado sempre às sextas e sábados, às 19h, e o valor do ingresso é um quilo de alimento não-perecível.

Nenhum comentário: