sexta-feira, 5 de outubro de 2007

MACONHA, CRACK E COCAÍNA SÃO AS DROGAS MAIS CONSUMIDAS PELOS ADOLESCENTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SALVADOR SEGUNDO OS ESPECIALISTAS.

POR:MARISTELA SOUZA

Maconha, crack e cocaína são as drogas mais consumidas pelos adolescentes das escolas publicas de Salvador segundo os especialistas.
Pesquisa feita pelo Centro de Estudos e Tratamento do Abuso de Drogas (Cetad). Ele é uma extensão permanente do Departamento de Anatomia Patológica e Medicina Legal da faculdade da UFBA, vinculada ao governo do estado da Bahia, constatou que os jovens de escolas públicas estão usando drogas cada vez mais cedo. Crianças de 12 anos começam a ter contato com as drogas e o álcool, na maioria das vezes, é a porta de entrada para o vício.
A maioria dos estudantes está na faixa etária dos 16 anos.A metade dos alunos pesquisados (50%) cursa uma série que não é adequada á idade.A pesquisa constatou que a defasagem escolar é maior entre os que consomem drogas, quando comparados aos alunos que não consomem.As substâncias mais consumidas são maconha, crack e cocaína.A maconha é a primeira da lista.
Normalmente, os jovens que iniciam o uso de substancias tóxicas não dispõem de informações adequadas, sobre o assunto.Às vezes, na busca de um prazer ilusório e passageiro.Tornam-se de uma auto-afirmação dentro do grupo a que pertencem, acabam condicionados ao vício, as vitimas de dependência física e psicológica que os levam na maioria das vezes a cometerem atos de extrema gravidade, contra si próprios, contra seus familiares ou contra outras pessoas, quando buscam arrancar recursos para alimentar o vicio.
Juciara santos, 24 anos, usuária desde os 15 anos, começou por influência de amigas como símbolo de maturidade e rebelião, no inicio com maconha e cocaína, agora, já é dependente de Crack.Aos 20anos abandonou seu lar e profissão, pois era cabeleireira do salão onde a sua mãe é proprietária, para viver nas ruas vendendo, o corpo em troca de drogas.Tem um filha de 2 anos.Segundo ela, quando sente saudade, aparece para fazer uma visita.Recentemente, ficou presa por 28 dias por ter furtando uma calcinha em uma boutique da orla de Salvador, devido ao acontecido, retornou para casa. Desta vez está consciente de que não é está vida que quer para si.Vou tomar um rumo em minha vida, estou freqüentando um centro de reabilitação, orientada por psiquiatra. “Agora vou me dedicar a minha filha, meu trabalho e minha família”, afirma Juciara.
Drogas mais utilizadas:
Crack é uma droga ilegal derivada da planta da coca, é feita da sobra do refinamento da cocaína ou da pasta não refinada, misturada ao bicarbonato de sódio e água.É uma droga muito intensa, justamente por ter um grau de pureza maior que a cocaína.Pertencente ao grupo das drogas estimulantes, e também provoca alucinações.Seu efeito chega muito rápido ao cérebro podendo levar entre 6 e 10 dias segundos para iniciar, a duração é curta, em média de 5 a 10 minutos .Essa característica faz com que usuários repitam o uso muitas vezes, levando-à dependência severa em pouco tempo.Geralmente com menos de 10 pedras o individuo já pode ser considerando um dependente.
O crack eleva a temperatura corporal, podendo levar o usuário a ter um AVC.Ela causa destruição de neurônios e provoca no dependente a degeneração dos músculos do corpo (rabdomiólise), o que dá aquela aparência esquelética ao indíviduo: ossos da face salientes,braços e pernas finos e costelas aparentes. Normalmente, um usuário de crack, após algum tempo, de uso utiliza a droga apenas para fugir da sensação de desconforto causado pela abstinência e outros desconfortos comuns a outras drogas estimulantes: depressão, ansiedade e agressividade.
Cocaína é uma substância natural extraída das folhas da planta que ocorre exclusivamente na América do Sul: a Erythroxylon coca, conhecida como coca ou epadú.A cocaína pode chegar ao consumidor sob a forma de sal, o cloridato de cocaína, o “pó”, “farinha” ou “branquinha”, que é solúvel em água e, portanto, serve para ser aspirado (“cafungado”) ou dissolvido em água para uso endovenoso (“pelos canos”); ou sob forma de base.
A cocaína è uma droga que mais devasta o usuário. Bastam alguns meses ou mesmo semanas para que ela cause um emagrecimento profundo, insônia, sangramento no nariz e corisa persistente, lesão da mucosa e tecidos nasais, podendo inclusive causar perfuração do septo.Doses elevadas consumidas regulamente causam palidez, suor frio, desmaios, convulsões e parada respiratória.No cérebro, a cocaína afeta especialmente as áreas motoras, produzindo agitação intensa.A ação da cocaína é poderosa, porém breve, durando cerca de meia hora, já que a droga é rapidamente metabolizada pelo organismo.
Maconha é o nome dado no Brasil a uma planta chamada cientificamente de Cannabis Sativa. Ela era considerada em vários países, inclusive Brasil, como um medicamento para vários males.Mas também era utilizada para fins não médicos por pessoas desejosas de sentir “coisas diferentes”, que utilizavam-na abusivamente.Conseqüência desse abuso.É um de certo exagero sobre os seus efeitos maléficos, a planta foi proibida.Entre todas as drogas ela é a causa mais efeitos psicóticos, mesmo em usuários com pouco de uso, podendo ainda causar danos à memória, sistema reprodutor e respiratório e atuar ainda como um catalizador para câncer de pulmão.
O uso contínuo da maconha pode interferir com a capacidade de aprendizagem e memorização e pode induzir a um estado de amotivação.Isto é não sentir vontade de fazer mais nada, pois tudo fica sem graça e importância.Este efeito crônico da maconha é chamado Síndrome Amotivacional.Além disso, a maconha pode levar algumas pessoas a um estado de dependência, isto é, elas passam a organizar sua vida de maneira a facilitar o uso de maconha, sendo que tudo o mais perde seu valor.

MARISTELA BAILHÃO DE SOUZA

Um comentário:

Carlinhos Bailhão disse...

oiii tudo blz?
essa pesquisa é a mais pura realidade!!
isso é o que de fato acontece não só em SALVADOR mas tbm em todo BRASIL!
devemos abrir os olhos de todos e mostrar que droga é uma droga!!